Submissão de trabalhos

Participe com a submissão do seu trabalho no VII EPPPAC Trabalhos registrados no Anais do EPPPAC com ISSN e DOI

"Participar dos encontros do EPPPAC foi uma experiência incrível."
Paula silva
Participante

Onde e Como apresentar os trabalhos?

1.2 O evento acontecerá no formato híbrido, sendo a parte presencial no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), no Município de São Gabriel da Cachoeira, no Estado do Amazonas, no período de 16 e 17 de outubro de 2023, e na forma remota a partir da UFA pelo link oficial do evento nos mesmos dias propostos acima.

Os trabalhos científicos deverão ser apresentados na modalidade comunicação oral ou pôster, inseridos nos respectivos grupos de trabalho, conforme item 3.9 do presente edital 01/2023

3.9 Grupos de Trabalhos (GTs):
GT 1 – A importância dos povos e territórios para a geopolítica brasileira e para episteme amazônica.
GT 2 – O papel das instituições de ensino no fazer pedagógico, a partir de episteme Amazônica e Caribenha.
GT 3 – Migrações e Deslocamentos: Novas experiências produzindo novos valores, costumes e hábitos na Pan-Amazônia e Caribe.
GT 4 – Diversidade religiosa na Amazônia numa episteme inclusiva;
GT 5 – Direito a água, a terra e a floresta: questões para além da epistemologia ocidental.
GT 6 – Educação e Políticas Públicas Transversais.

3.1 Os trabalhos poderão ter até 4 autores (as), não havendo exigência mínima de titulação.
3.2 Sempre que se tratar de um trabalho que foi orientado por um(a) professor(a), este(a) deve figurar como um(a) dos autores (as).
3.3 Todos/as autores (as)s deverão estar com a inscrição efetivada no VII EPPPAC para validar a submissão do trabalho, embora somente um/a deva ser responsável por submeter o trabalho. Deverão se inscrever como Participante Trabalho Oral, e para os que forem apresentar na modalidade Pôster deverão se inscrever como Participante Trabalho Pôster no link https://epppac.com.br/submissao-de-trabalhos/
3.4 Cada participante poderá figurar, na condição de autor/a em 1 (um) trabalho de comunicação oral, limitado em até 4 para a condição de coautor/a.

No ato da submissão deve ser enviado dois arquivos, sendo o primeiro o artigo em PDF sem a identificação dos autores, e outro arquivo em PDF com a identificação dos autores, os dois arquivos serão postados no ato a submissão do trabalho ( plataforma EVEN3). 

Qual a formatação dos artigos?

Para a apresentação na modalidade comunicação oral deve ser submetidos artigos completos, obedecendo ao seguinte formato:

a) A folha de rosto será em formato de formulário preenchido on-line no ato da inscrição do trabalho, como garantia de anonimato no processo de avaliação; conterá o título do trabalho, nome (s) do/a (s) autor/a (es), com respectiva profissão e título acadêmico, professor orientador (quando for o caso), telefone e-mail; a vinculação a um grupo de trabalho, forma de apresentação (comunicação oral ou pôster) e indicação do apresentador do trabalho. Os trabalhos enviados com o preenchimento incorreto conforme os itens a seguir, serão desclassificados: a) identificação do autor no formato inadequado, b) ausência do resumo/abstract e das palavras-chave e o número de páginas acima do solicitado.

b) No mínimo 6 (seis) e no máximo 10 (dez) páginas – inclusas as referências –, digitados em fonte Arial, corpo 12, com espaçamento normal entre os caracteres, justificado, margens superior e esquerda em 3 cm, e inferior e direita em 2 cm, espaço 1,5 (um e meio) entre as linhas do texto, com espaçamento antes e depois em 0 pt, e parágrafo (recuo especial/primeira linha) em 2cm; sendo corpo 9, espaço simples, com espaçamento antes e depois em 0 pt, recuo de 4 cm da margem esquerda para citações longas, com parágrafo sem recuo especial/primeira linha. As notas de rodapé, em fonte Arial, corpo 10, espaço simples, justificado.

c) A primeira página do texto deverá incluir, de forma centralizada, o título do trabalho em versal (maiúscula) e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em redondo (minúscula), sem negrito; o RESUMO de até 250 palavras em português, a 5 centímetros da margem esquerda, sem parágrafos e, logo abaixo, sua versão para o Nheengatu, Tukano, Baniwa ou Yanomami (ABSTRACT), com as respectivas palavras-chave (Keywords);

3.8 Os trabalhos serão apresentados em língua portuguesa e nas línguas oficiais de São Gabriel da Cachoeira, a saber: Nheengatu, Tukano, Baniwa e Yanomami.

d) O texto deve começar com a INTRODUÇÃO, seguida das demais seções, que constituem o DESENVOLVIMENTO do trabalho, e da CONCLUSÃO, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo) ajustado à margem esquerda;

e) Os títulos das seções primárias deverão ser digitados em versal (maiúsculas) e em negrito; os das seções secundárias, apenas com a inicial em maiúscula e as demais letras em redondo (minúsculas), exceto quando se tratar de nomes próprios que devem ser em letras maiúsculas; os títulos das demais seções deverão ser digitados em redondo (minúsculas) e sem negrito;

f) Um espaço duplo deverá ser utilizado entre os títulos das seções e o texto subsequente, da mesma forma que entre o texto e um novo título de seção;

g) As tabelas e/ou ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.) que possam compor os trabalhos deverão ser restritas ao mínimo indispensável; e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos;

h) Cada tabela deverá ser encimada pela indicação do seu número e título respectivo, apenas com a inicial em maiúscula: Tabela 1 – Título da tabela. Tabela 2 – Título da tabela;

i) Com relação às ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.), abaixo das mesmas deverá haver indicação do tipo de ilustração, se for o caso de especificar, algarismo arábico correspondente seguido do título da ilustração. As fotografias deverão ser em preto e branco;

j) As citações deverão ser indicadas no texto através do sistema de chamada autor-data, utilizando-se o rodapé com números, apenas para notas explicativas. A forma de apresentação das citações, do tamanho e corpo da fonte, espacejamento, indicação da fonte consultada, bem como as REFERÊNCIAS ao final do trabalho deverão obedecer às normas da ABNT em vigor.

3.11 As apresentações de trabalhos na modalidade – comunicação oral terão as seções coordenadas por professores doutores do GPQSS e de Programas de Pós-graduações brasileiras. O tempo de apresentação de cada trabalho será de 15 minutos, sendo facultado o uso de recursos audiovisuais, como pôster ou slides em PowerPoint. Na sequência haverá 5 minutos para interlocuções e perguntas dos participantes do GT. A presença do autor será controlada pela coordenação do GT.

Modelo do Artigo disponível para baixar no final dessa página. 

Apresentação na modalidade pôster.

3.12 Apresentação na modalidade Pôster:
3.13 A confecção e apresentação dos pôsteres deverão atender aos seguintes critérios:
a) O pôster deverá contemplar os seguintes tópicos:
– Título do trabalho e nome dos autores, por extenso (Parte superior);
– Introdução;
– Objetivos;
– Metodologia;
– Resultados Obtidos;
– Conclusão/Conclusões/Considerações;
– Referências.
– Medidas/Tamanho do Pôster: Largura – 90 cm; Altura – 120 cm.
– A fonte dos textos do Pôster deve ser legível a uma distância mínima de 1 metro.
– O corpo do texto deve incluir fotos, tabelas e gráficos, a critério do(s) autor (es), e espaço reservado para as logomarcas conforme modelo disponibilizado no site https://epppac.com.br/submissao-de-trabalhos/

O título do Pôster deve ser idêntico ao título do artigo submetido ao evento

b) A fixação do pôster será feita pelo (s) autor (es), na data, local e horário indicado pela coordenação do Grupo de trabalho; e deverá conter cordão para afixar no gancho do painel.

c) A Coordenação do Evento não se responsabiliza por danos que possam ser causados ao banner (riscos, furos, rasgos etc.). Sendo obrigatório que pelo menos um dos autores do trabalho permaneça junto ao pôster, no dia, local e horário estabelecido pelo, durante a Sessão, para apresentar os resultados do seu estudo aos interessados;

d) Não será permitida a apresentação do PÔSTER por pessoas que não sejam autores.

e) O tempo para a apresentação dos Pôsteres para o Comitê Científico será de até 10 minutos, com acompanhamento pelo Coordenador do Grupo de Trabalho.
3.14 Os trabalhos serão apresentados em língua portuguesa e nas línguas oficiais de São Gabriel da Cachoeira, a saber: Nheengatu, Tukano, Baniwa e Yanomami

No ato da submissão deve ser enviado dois arquivos, sendo o primeiro o artigo em PDF sem a identificação dos autores, e outro arquivo em PDF com a identificação dos autores, os dois arquivos serão postados no ato a submissão do trabalho ( plataforma EVEN3). 

Modelo do Pôster disponível para baixar no final dessa página. 

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS?

4. Avaliação das Propostas de Comunicação Oral e Pôster
4.1 Caberá ao Comitê Científico do VII EPPPAC avaliar os textos submetidos e deliberar sobre sua aprovação.
4.2 Serão considerados os seguintes itens no processo avaliativo: cumprimento dos pré-requisitos previstos no item 3 deste edital, forma e conteúdo, qualidade, relevância, pertinência científica e atualidade da proposta.
4.3 Os trabalhos de Comunicação Oral e Pôster aprovados serão divulgados na página eletrônica do evento: https://epppac.com.br/2023/08/10/aviso-trabalhos-aprovados-do-vii-epppac/
4.4 Cabe ao autor/preponente acompanhar o resultado nas páginas eletrônica do evento, redes sociais e e-mail.
4.5 O evento contará com avaliação em fluxo contínuo, havendo: aprovação, aprovação com considerações ou reprovações, sendo notificada imediatamente ao autor. O prazo máximo de notificação está definido no Item 6, deste edital.

QUAL O PRAZO PARA ENVIO DOS TRABALHOS?

Prazo para a submissão dos trabalhos:  08/08/23  a  24/09/23.

Divulgação de resultados: 10/10/ 2023.

Data final para comprovar pagamento da inscrição e do trabalho aprovado para comunicação oral: 16/10/2023

QUAL A FORMA DE PAGAMENTO E DOS VALORES DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS?

O pagamento das taxas deverá ser feito através do link https://epppac.com.br/inscricao/

Taxa de publicação nos Anais do  EPPPAC

  • Taxa Publicação dos Anais do VII EPPPAC (Estudantes da rede básica de ensino e estudantes de graduação ) R$ 25,00
  • Taxa Publicação dos Anais do VII EPPPAC (Estudante de Pós-graduação) R$ 35,00
  • Taxa Publicação dos Anais do VII EPPPAC (Professores do Ensino Superior, da Rede Básica de Ensino e Profissionais de outras áreas do saber ) R$ 50,00

Caso, o autor tenha o trabalho na condição de apresentado e aprovado, porém, não realizar o pagamento da taxa de publicação, o referido trabalho não será divulgado nos Anais do  EPPPAC, e não será possível emitir certificado para o trabalho.

 

Tutorial taxa de publicação

Taxa de publicação do artigo/pôster ( aprovado/Apresentado) nos anais do VII EPPPAC liberada para pagamento no período de 09 a 16/10/23 em inscrição no

link https://www.even3.com.br/vii-epppac/

tutorial taxa de publicação

 

Como será o registro dos trabalhos?

Todos os trabalhos aprovados e apresentados no EPPPAC serão publicados no site do encontro www.epppac.com.br, constante do ISSN International Standard Serial Number (código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada) e o DOI – Digital Object Identifier (Identificador de Objeto Digital)

Ao inscrever o trabalho, os participantes declaram conhecer e aceitar as normas que regem o evento e autorizam a publicação de seus trabalhos aprovados em áreas de interesse da organização do EPPPAC, tendo resguardados os direitos autorais da produção.

Os certificados para os Participantes Ouvintes ficarão disponíveis para download no link VII EPPPAC – Encontro de Políticas Públicas para a Pan-Amazônia e Caribe (even3.com.br) sessão certificados, disponível sem ônus pelo prazo de 30 dias após a realização do evento.

Os certificados para participantes com apresentação de trabalho, na condição de trabalho aprovado e apresentado ficarão disponíveis no link VII EPPPAC – Encontro de Políticas Públicas para a Pan-Amazônia e Caribe (even3.com.br) sessão certificados, devendo realizar o pagamento da taxa referente a emissão do certificado e também da publicação do trabalho nos Anais do EPPPAC.

 

trabalhos aprovados

Os trabalhos aprovados do VII EPPPAC poderão ser verificados na lista abaixo:

arquivos para download

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