Para a apresentação na modalidade comunicação oral deve ser submetidos artigos completos, obedecendo ao seguinte formato:
a) A folha de rosto será em formato de formulário preenchido on-line no ato da inscrição do trabalho, como garantia de anonimato no processo de avaliação; conterá o título do trabalho, nome (s) do/a (s) autor/a (es), com respectiva profissão e título acadêmico, professor orientador (quando for o caso), telefone e-mail; a vinculação a um grupo de trabalho, forma de apresentação (comunicação oral ou pôster) e indicação do apresentador do trabalho. Os trabalhos enviados com o preenchimento incorreto conforme os itens a seguir, serão desclassificados: a) identificação do autor no formato inadequado, b) ausência do resumo/abstract e das palavras-chave e o número de páginas acima do solicitado.
b) No mínimo 6 (seis) e no máximo 10 (dez) páginas – inclusas as referências –, digitados em fonte Arial, corpo 12, com espaçamento normal entre os caracteres, justificado, margens superior e esquerda em 3 cm, e inferior e direita em 2 cm, espaço 1,5 (um e meio) entre as linhas do texto, com espaçamento antes e depois em 0 pt, e parágrafo (recuo especial/primeira linha) em 2cm; sendo corpo 9, espaço simples, com espaçamento antes e depois em 0 pt, recuo de 4 cm da margem esquerda para citações longas, com parágrafo sem recuo especial/primeira linha. As notas de rodapé, em fonte Arial, corpo 10, espaço simples, justificado.
c) A primeira página do texto deverá incluir, de forma centralizada, o título do trabalho em versal (maiúscula) e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em redondo (minúscula), sem negrito; o RESUMO de até 250 palavras em português, a 5 centímetros da margem esquerda, sem parágrafos e, logo abaixo, sua versão para o Nheengatu, Tukano, Baniwa ou Yanomami (ABSTRACT), com as respectivas palavras-chave (Keywords);
3.8 Os trabalhos serão apresentados em língua portuguesa e nas línguas oficiais de São Gabriel da Cachoeira, a saber: Nheengatu, Tukano, Baniwa e Yanomami.
d) O texto deve começar com a INTRODUÇÃO, seguida das demais seções, que constituem o DESENVOLVIMENTO do trabalho, e da CONCLUSÃO, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo) ajustado à margem esquerda;
e) Os títulos das seções primárias deverão ser digitados em versal (maiúsculas) e em negrito; os das seções secundárias, apenas com a inicial em maiúscula e as demais letras em redondo (minúsculas), exceto quando se tratar de nomes próprios que devem ser em letras maiúsculas; os títulos das demais seções deverão ser digitados em redondo (minúsculas) e sem negrito;
f) Um espaço duplo deverá ser utilizado entre os títulos das seções e o texto subsequente, da mesma forma que entre o texto e um novo título de seção;
g) As tabelas e/ou ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.) que possam compor os trabalhos deverão ser restritas ao mínimo indispensável; e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos;
h) Cada tabela deverá ser encimada pela indicação do seu número e título respectivo, apenas com a inicial em maiúscula: Tabela 1 – Título da tabela. Tabela 2 – Título da tabela;
i) Com relação às ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.), abaixo das mesmas deverá haver indicação do tipo de ilustração, se for o caso de especificar, algarismo arábico correspondente seguido do título da ilustração. As fotografias deverão ser em preto e branco;
j) As citações deverão ser indicadas no texto através do sistema de chamada autor-data, utilizando-se o rodapé com números, apenas para notas explicativas. A forma de apresentação das citações, do tamanho e corpo da fonte, espacejamento, indicação da fonte consultada, bem como as REFERÊNCIAS ao final do trabalho deverão obedecer às normas da ABNT em vigor.
3.11 As apresentações de trabalhos na modalidade – comunicação oral terão as seções coordenadas por professores doutores do GPQSS e de Programas de Pós-graduações brasileiras. O tempo de apresentação de cada trabalho será de 15 minutos, sendo facultado o uso de recursos audiovisuais, como pôster ou slides em PowerPoint. Na sequência haverá 5 minutos para interlocuções e perguntas dos participantes do GT. A presença do autor será controlada pela coordenação do GT.
Modelo do Artigo disponível para baixar no final dessa página.