Trabalhos aprovados no VII EPPPAC
GT 1 – A IMPORTÂNCIA DOS POVOS
E TERRITÓRIOS PARA A GEOPOLÍTICA BRASILEIRA E PARA EPISTEME AMAZÔNICA |
Título/Autores |
(718845) COBRA TRAÍRA E A FORMAÇÃO DA CACHOEIRA DORÍBO EM SÃO GABRIEL
DA CACHOEIRA – AM NA COSMOLOGIA KUBEO José rodrigues Gonçalves |
(719699) COIVARA: UMA PRÁTICA SECULAR NO MANEJO AGRÍCOLA INDÍGENA
DAETNIA TUKANO, DA COMUNIDADE SANTA ANTÔNIO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA/AM Jurandir Farias da Silva, Gláucio
Campos Gomes de Matos |
(718847) O CONCEITO DE CIDADE
E URBANO NA PERSPECTIVA SOCIOESPACIAL DE MANAUS Ana Beatriz de Souza Cyrino,
Elenise Faria Scherer, Heloísa Helena Corrêa da Silva |
(705151) OS INTERESSES
GEOPOLÍTICOS NA AMEAÇA AMBIENTAL NO TERRITÓRIO BRASILEIRO Clodoaldo Matias da Silva, Natália
Jacob Ferreira, Matheus Frota Guimarães De Melo, Janderson Gustavo Soares de
Almeida |
(720394) UM ENSAIO SOBRE A
ORIGEM DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA: A RELAÇÃO ENTRE AS ICAMIABAS E O POVO
BARÉ Jane Araújo Delgado |
GT 3 – MIGRAÇÕES E DESLOCAMENTOS: NOVAS EXPERIÊNCIAS PRODUZINDO NOVOS VALORES, COSTUMES E HÁBITOS NA PAN-AMAZÔNIA E CARIBE. |
Título/Autores |
(705459) AS FIGURAÇÕES NO CONTEXTO MIGRATÓRIO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ESCOLA E DIREITOS HUMANOS Bruno Henrique Fernandes Da Silva, Tharik De Souza Fermin |
(720074) DESLOCAMENTOS DE INDÍGENAS DAS ALDEIAS PARA A SEDE DO MUNICÍPIO EM BUSCA DE BENEFÍCIOS SOCIOASSISTENCIAIS Jociela Vasconcelos Araujo, Heloísa Helena Corrêa da Silva |
(706374) IMIGRAÇÃO E EDUCAÇÃO: OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ESTUDANTES IMIGRANTES E REFUGIADOS NO CONTEXTO AMAZÔNICO. Maria Aparecida Teixeira Lima, Marcos André Ferreira Estácio |
(720253) PARTEIRAS INDÍGENAS DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA-AM EM NOVAS FIGURAÇÕES Quelma da Silva Otero, Gláucio Campos Gomes de Matos |
GT 4 – DIVERSIDADE RELIGIOSA NA AMAZÔNIA NUMA EPISTEME INCLUSIVA |
Título/Autores |
(721396) A JUREMA SAGRADA EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA SOB O VIÉS FIGURACIONAL Dineia Gama Albuquerque |
(718461) MESSIANISMO INDÍGENA E A ORIGEM DO MOVIMENTO EVANGÉLICO EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA João Ubiraci |
(721256) MULHER BENZEDEIRA EM SÃO GABRIEL: E OS SABERES TRADICIONAIS Ilzanilde Teixeira França |
(721397) PERSPECTIVAS DO CATOLICISMO BRASILEIRO Daniel Oliveira da Cunha, Heloísa Helena Corrêa da Silva |
GT 5 – DIREITO
A ÁGUA, A TERRA E A FLORESTA: QUESTÕES PARA ALÉM DA EPISTEMOLOGIA OCIDENTAL. |
Título/Autores |
(721340) A VIDA VEM DA
FLORESTA: DA INSEGURANÇA ALIMENTAR AO RESGATE DAS PRÁTICAS DA ENTOMOFAGIA. Mirian Ambrósio de Souza |
(705156) ÉTICA, POLÍTICA E O
DIREITO À ÁGUA, TERRA E FLORESTAS: CRENÇAS INDÍGENAS E OUTRAS PERSPECTIVAS
ESPIRITUAIS Clodoaldo Matias da Silva, Sandra
Lauana Gomes Soares, Elizabete Menezes De Lima, Janderson Gustavo Soares de
Almeida |
(719852) ETNOESPECIES DE
PLANTAS MEDICINAIS DA FLORESTA AMAZÔNICA: SARACURA E CARAPANAÚBA Edna Marcia Paulino da Costa |
(706238) UM QUILOMBO
MATRIARCAL: AS HERDEIRAS DE MARIA TEREZA ALBINA DE CASTRO. Georgio Italo Ferreira
Oliveira, Jesus de Souza Brasil |
GT 6 – EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS TRANSVERSAIS. |
Título/Autores |
(717577) BRINCADEIRAS INDÍGENAS: DA INCLUSÃO DIGITAL À EXCLUSÃO LÚDICO-CULTURAL NA COMUNIDADE DA ILHA DE DURAKA, AMAZONAS. José Gil Vicente, Rosiane Henrique Melgueiro |
(714852) SUICÍDIO E AÇÕES SOCIAIS DE PREVENÇÃO EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA – AMAZONAS – BRASIL. Priscila Rocha Santos, Samara Matias Duarte |
Grupos de Trabalhos (GTs):
GT 1 –
A importância dos povos e territórios para a geopolítica brasileira e para episteme
amazônica.
Coordenação:
Doutoras: Danielle Moreira Brasileiro, Elisabete Aparecida Pinto e Heloísa
Helena Corrêa da Silva.
EMENTA:
Populações tradicionais indígenas e não indígenas. Quilombolas. Geopolítica e
Segurança Nacional. Definições de Conhecimento.
GT 2
– O papel das instituições de ensino no fazer pedagógico, a partir de episteme
Amazônica e Caribenha.
Coordenação:
Doutora Arminda Raquel Botelho Mourão ( PPGE/Faced/UFAM).
Doutora Cynthia Maria Bindá
Leite ( SEDUC/AM)
EMENTA:
Definições de Conhecimentos que balizam o fazer pedagógico na Amazônia. O papel
das instituições de Ensino na Amazônia profunda.
GT 3 –
Migrações e Deslocamentos: Novas experiências produzindo novos valores,
costumes e hábitos na Pan-Amazônia e Caribe.
Coordenação:
Doutora Heloísa Helena Corrêa da Silva
MsC Ana Paula de Andrade Angiole –
Organização Panamericana para o Desenvolvimento.
EMENTA: Conceitos de Migrações e deslocamentos. (Des) Construção de hábitos e costumes. Metamorfoses de valores.
GT 4 – Diversidade religiosa na Amazônia numa episteme inclusiva;
Coordenação: Doutor Jackson Hansen Marques
Daniel Oliveira da Cunha – Mestrando do Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (Ppgsca/Ifchs)
EMENTA: Diversidade e pluralismo religioso. Episteme que produz. Exclusão e Inclusão na Panamazônia e Caribe.
GT 5 – Direito a água, a terra e a floresta: questões para além da epistemologia ocidental.
Coordenação: Doutora Lucilene Ferreira Melo
Ernandes Herculano Saraiva – Mestrando do Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (Ppgsca/Ifchs) e Doutorando em Educação (PPGE/Faced)
EMENTA: Recursos naturais. Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável.
GT 6 – Educação e Políticas Públicas Transversais.
Coordenação: Doutora Pérsida da Silva Ribeiro Miki – do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação e
José Anderson Bastão Veloso – Doutorando do PPGE (Faced)
EMENTA: Educação e políticas públicas na Pan-Amazônia e Caribe. Experiências educacionais, processos históricos, políticos e sociais dos povos originários e tradicionais.
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