VII EPPPAC: Trabalhos aprovados

Trabalhos aprovados no VII EPPPAC

GT 1 – A IMPORTÂNCIA DOS POVOS E TERRITÓRIOS PARA A GEOPOLÍTICA BRASILEIRA E PARA EPISTEME AMAZÔNICA

Título/Autores

(718845) COBRA TRAÍRA E A FORMAÇÃO DA CACHOEIRA DORÍBO EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA – AM NA COSMOLOGIA KUBEO

José rodrigues Gonçalves

(719699) COIVARA: UMA PRÁTICA SECULAR NO MANEJO AGRÍCOLA INDÍGENA DAETNIA TUKANO, DA COMUNIDADE SANTA ANTÔNIO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA/AM

Jurandir Farias da Silva, Gláucio Campos Gomes de Matos

(718847) O CONCEITO DE CIDADE E URBANO NA PERSPECTIVA SOCIOESPACIAL DE MANAUS Ana Beatriz de Souza Cyrino, Elenise Faria Scherer, Heloísa Helena Corrêa da Silva

(705151) OS INTERESSES GEOPOLÍTICOS NA AMEAÇA AMBIENTAL NO TERRITÓRIO BRASILEIRO

Clodoaldo Matias da Silva, Natália Jacob Ferreira, Matheus Frota Guimarães De Melo, Janderson Gustavo Soares de Almeida

(720394) UM ENSAIO SOBRE A ORIGEM DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA: A RELAÇÃO ENTRE AS ICAMIABAS E O POVO BARÉ

Jane Araújo Delgado

 

GT 2 – O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO FAZER PEDAGÓGICO, A PARTIR DE EPISTEME AMAZÔNICA E CARIBENHA.

Título/Autores

(704334) A EPISTEME DECOLONIAL NA (RE) CONSTRUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS.

Frâncio Costa Simão, Heloísa Helena Corrêa da Silva

(721304) JOGO TRADICIONAL BARÉ ARRANCA MANDIOCA: COMO ELEMENTO DE FORÇA DA MULHER INDÍGENA.

Marielza Martins Peinado

(721405) O RITUAL BARÉ DA CUNHÃ MUKÚ COMO BASE DA FORÇA FEMININA INDÍGENA (CUNHÃ KIRIMBÁ)

Anne Souzha

(706218) REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA

Bruno Henrique Fernandes da Silva

(721410) SEGURANÇA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA LOCAL

Tania Carla da Rocha Lozano de Melo

(721161) SOCIEDADE E CULTURA DA AMAZÔNIA: DESAFIOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS E RESISTÊNCIAS NA SUA UTILIZAÇÃO

Itaassu Ribas Melo

(721403) TRAZENDO À LUZ A REALIDADE APURINÃ: UMA JORNADA DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS – CAMPUS COARI APÓS A PANDEMIA

Cristiane Braz Pereira, Claúdio Afonso Peres

(705188) WIÍMANÃ BUEGÓ TARIANA (PROFESSORA TARIANA): A LÍNGUA ESPANHOLA NO CONTEXTO FEMININO PLURILÍNGUE.

Rejane Alcantara Bezerra

GT 3 – MIGRAÇÕES E DESLOCAMENTOS: NOVAS EXPERIÊNCIAS PRODUZINDO NOVOS VALORES, COSTUMES E HÁBITOS NA PAN-AMAZÔNIA E CARIBE.

Título/Autores

(705459) AS FIGURAÇÕES NO CONTEXTO MIGRATÓRIO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ESCOLA E DIREITOS HUMANOS

Bruno Henrique Fernandes Da Silva, Tharik De Souza Fermin

(720074) DESLOCAMENTOS DE INDÍGENAS DAS ALDEIAS PARA A SEDE DO MUNICÍPIO EM BUSCA DE BENEFÍCIOS SOCIOASSISTENCIAIS

Jociela Vasconcelos Araujo, Heloísa Helena Corrêa da Silva

(706374) IMIGRAÇÃO E EDUCAÇÃO: OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ESTUDANTES IMIGRANTES E REFUGIADOS NO CONTEXTO AMAZÔNICO.

Maria Aparecida Teixeira Lima, Marcos André Ferreira Estácio

(720253) PARTEIRAS INDÍGENAS DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA-AM EM NOVAS FIGURAÇÕES

Quelma da Silva Otero, Gláucio Campos Gomes de Matos

GT 4 – DIVERSIDADE RELIGIOSA NA AMAZÔNIA NUMA EPISTEME INCLUSIVA

Título/Autores

(721396) A JUREMA SAGRADA EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA SOB O VIÉS FIGURACIONAL

Dineia Gama Albuquerque

(718461) MESSIANISMO INDÍGENA E A ORIGEM DO MOVIMENTO EVANGÉLICO EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA

João Ubiraci

 

(721256) MULHER BENZEDEIRA EM SÃO GABRIEL: E OS SABERES TRADICIONAIS

Ilzanilde Teixeira França

(721397) PERSPECTIVAS DO CATOLICISMO BRASILEIRO

Daniel Oliveira da Cunha, Heloísa Helena Corrêa da Silva

 

 

GT 5 – DIREITO A ÁGUA, A TERRA E A FLORESTA: QUESTÕES PARA ALÉM DA EPISTEMOLOGIA OCIDENTAL.

Título/Autores

(721340) A VIDA VEM DA FLORESTA: DA INSEGURANÇA ALIMENTAR AO RESGATE DAS PRÁTICAS DA ENTOMOFAGIA.

Mirian Ambrósio de Souza

(705156) ÉTICA, POLÍTICA E O DIREITO À ÁGUA, TERRA E FLORESTAS: CRENÇAS INDÍGENAS E OUTRAS PERSPECTIVAS ESPIRITUAIS

Clodoaldo Matias da Silva, Sandra Lauana Gomes Soares, Elizabete Menezes De Lima, Janderson Gustavo Soares de Almeida

(719852) ETNOESPECIES DE PLANTAS MEDICINAIS DA FLORESTA AMAZÔNICA: SARACURA E CARAPANAÚBA

Edna Marcia Paulino da Costa

(706238) UM QUILOMBO MATRIARCAL: AS HERDEIRAS DE MARIA TEREZA ALBINA DE CASTRO.

Georgio Italo Ferreira Oliveira, Jesus de Souza Brasil

GT 6 – EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS TRANSVERSAIS.

Título/Autores

(717577) BRINCADEIRAS INDÍGENAS: DA INCLUSÃO DIGITAL À EXCLUSÃO LÚDICO-CULTURAL NA COMUNIDADE DA ILHA DE DURAKA, AMAZONAS.

José Gil Vicente, Rosiane Henrique Melgueiro

(714852) SUICÍDIO E AÇÕES SOCIAIS DE PREVENÇÃO EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA – AMAZONAS – BRASIL.

Priscila Rocha Santos, Samara Matias Duarte

 

 

Grupos de Trabalhos (GTs):

GT 1
A importância dos povos e territórios para a geopolítica brasileira e para episteme
amazônica.

Coordenação:
Doutoras: Danielle Moreira Brasileiro, Elisabete Aparecida Pinto e Heloísa
Helena Corrêa da Silva.

EMENTA:
Populações tradicionais indígenas e não indígenas. Quilombolas. Geopolítica e
Segurança Nacional. Definições de Conhecimento.

GT 2
– O papel das instituições de ensino no fazer pedagógico, a partir de episteme
Amazônica e Caribenha.

Coordenação:
Doutora Arminda Raquel Botelho Mourão ( PPGE/Faced/UFAM).

                    Doutora Cynthia Maria Bindá
Leite ( SEDUC/AM)                              

EMENTA:
Definições de Conhecimentos que balizam o fazer pedagógico na Amazônia. O papel
das instituições de Ensino na Amazônia profunda.

GT 3
Migrações e Deslocamentos: Novas experiências produzindo novos valores,
costumes e hábitos na Pan-Amazônia e Caribe.

Coordenação:
Doutora Heloísa Helena Corrêa da Silva

                       MsC Ana Paula de Andrade Angiole –
Organização Panamericana para o Desenvolvimento. 

EMENTA: Conceitos de Migrações e deslocamentos. (Des) Construção de hábitos e costumes. Metamorfoses de valores.

GT 4 – Diversidade religiosa na Amazônia numa episteme inclusiva;

Coordenação: Doutor Jackson Hansen Marques

                        Daniel Oliveira da Cunha – Mestrando do Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (Ppgsca/Ifchs)

EMENTA: Diversidade e pluralismo religioso. Episteme que produz. Exclusão e  Inclusão na Panamazônia e Caribe.

GT 5 – Direito a água, a terra e a floresta: questões para além da epistemologia ocidental.

Coordenação: Doutora Lucilene Ferreira Melo

                       Ernandes Herculano Saraiva – Mestrando do Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (Ppgsca/Ifchs) e Doutorando em Educação (PPGE/Faced)

EMENTA: Recursos naturais. Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável.

GT 6 – Educação e Políticas Públicas Transversais.

Coordenação: Doutora Pérsida da Silva Ribeiro Miki – do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação e

                      José Anderson Bastão Veloso – Doutorando do PPGE (Faced)

 

EMENTA: Educação e políticas públicas na Pan-Amazônia e Caribe. Experiências educacionais, processos históricos, políticos e sociais dos povos originários e tradicionais.